A revista Questões Laborais foi fundada, em 1994, em Coimbra pela Associação de Estudos Laborais, constituída por um pequeno grupo de juslaboristas (Jorge Leite, J. Coutinho de Almeida, Liberal Fernandes, J. Leal Amado, Maria Regina Redinha, João Reis e Maria Irene Gomes, além de outros dois nomes que cedo deixaram de poder participar). Não obstante esta génese, a Revista tem, hoje, um corpo de redacção e de colaboradores diversificado, geográfica e institucionalmente. Presentemente, é dirigida por Maria Regina Redinha (FDUP), Milena Rouxinol (UCP – Porto) e João Rato (TRP). Apesar das vicissitudes que ultrapassou num passado recente, que a obrigaram a uma nova escolha editorial, a Revista tem orgulho na sua publicação ininterrupta e regular, sempre independente de qualquer subsídio ou patrocínio.

Ao longo da sua vida, a Questões Laborais conseguiu acompanhar a evolução conturbada do Direito do Trabalho e marcou presença com estudos notáveis em todos os marcos miliários deste ramo do Direito, de tal modo nos atrevemos a dizer não ser possível fazer a história do Direito do Trabalho em Portugal sem recurso às Questões Laborais.

A assinalar o seu vigésimo aniversário, a revista publicou um número especial que reúne valiosos contributos de muitos dos autores que, ao longo dos anos, fizeram a revista. É um volume de cerca de 700 páginas, que recobre muitos dos actuais problemas do Direito do Trabalho e que resume na diversidade temática e na riqueza autoral o critério de exigência que sempre motivou as Questões Laborais.

A Revista organizou ainda diversos eventos marcantes para discussão e análise de temas laborais candentes, como a chamada lei das 40 h, o regime das contraordenações, o Relatório Supiot ou a reforma do Código do Trabalho. Hoje, pretende marcar presença em diversos eventos científicos, assim se associando, crescentemente, ao percurso que o Direito do Trabalho vai traçando. Paralelemente, pretende-se constituir uma rede de networking, que ligue a Questões Laborais a algumas das mais relevantes entidades dedicadas à investigação e divulgação de conteúdos científicos, mormente na área jurídico-laboral.

Observe-se que, num passado recente (2014) a Revista adoptou o sistema de revisão por pares (peer review) dos artigos aí publicados, tendo-se tornado a primeira publicação periódica jurídica portuguesa de circulação física com tal sistema. Esta decisão foi a consequência natural de uma dinâmica marcada pelos critérios autorais de exigência que sempre acompanharam a história da Questões Laborais.

Nos últimos anos, foi drástica a metamorfose sentida quer no universo editorial, quer mesmo, senão principalmente, no plano da investigação e produção científica, mormente em contexto académico. Apesar disso, porém, as Questões Laborais continuam a emergir, com a riqueza e a complexidade que a vida lhes imprime.